O Guia da mãe nerd sobre Massas de Modelar

Daí que eu estava nessa dúvida abissal sobre qual diabos é a diferença entre massinha de modelar de plastilina, Play-Doh, Moon-Dough, Supermassa da Estrela e massinhas educativas de forma geral.

A Carmen só tem 2 anos e 3 meses e 100% das embalagens dizem que massinhas de modelar são recomendadas para crianças acima de 3 anos, mas ela se interessou em brincar com elas na casa da Mariana, a amiga de 6 anos. Existem receitas de massinha de modelar simples caseiras que você pode fazer em casa e a criança pode botar na boca sem dar maiores problemas.

O primeiro contato que ela teve foi com massa de modelar comum. Ela ganhou um pacotinho com 6 cores da dentista. Eu acho bem chatinha de usar. É oleosa. Gruda na mão, enche de pêlo de gato, gruda no chão, gruda na parede, gruda nos brinquedos e depois de meses que você limpou a casa você ainda está achando plastilina grudada em algum lugar.

Plastilina/Plasticina, a famosa massa de modelar (e 90% das massinhas comerciais no mercado) usa carbonato de cálcio, cera, vaselina e algum ácido para estabilizar a mistura. Porque é feita usando óleo na sua composição, ela nunca seca. É bem antiga também, foi inventada em 1880 na Alemanha.

Se você quiser um projeto para fazer com seus filhos mais velhos em uma tarde de chuva, este site de efeitos especiais tem algumas receitas de plasticina caseira usando cêra, vaselina e talco lááááá no final da página.

Play-Doh foi inventada na década de 30 como limpador de papel de parede nos Estados Unidos. Na década de 50 virou uma febre nas escolas de lá. Originalmente era feita de farinha, água, sal, ácido bórico e óleo mineral. Como massinhas à base de farinhas têm uma forte tendência a mofar com o tempo, a fórmula foi alterada através dos anos e hoje em dia há conservantes, surfactantes e outros antes na fórmula americana.
Segundo o fabricante brasileiro os ingredientes seriam: Água, carboidratos de cereais, cloreto de sódio, cloreto de cálcio, hidrocarbonetos alifáticos, fragrância, metil. Pode conter ácido cítrico, secante e pigmentos de grau alimentício, conforme a cor.
Tem um artigo muito legal no How Stuff Works sobre Play-Doh que é tradução do artigo americano e por isso não sei se se aplica 100% à massinha nacional mas ainda assim vale a lida 🙂

A vantagem de Play-Doh é que ela é extremamente moldável e não gruda na mão. A desvantagem é que como toda massa à base de “carboidratos de cereais” (vulgo farinha ou amido) ela resseca com o tempo. Aliás, isso é vendido como vantagem. Se não me falha a memória, lá fora tem instruções para você levar a massa no forno e endurecê-la como cerâmica.

Super Massa da Estrela: Ingredientes segundo o fabricante: Água, carboidratos de cereais, cloreto de sódio, cloreto de cálcio, hidrocarbonetos alifáticos, fragrância, metil paraben, propil parben, podendo conter: secante, pigmentos de grau alimentício conforme a cor. Reparou a diferença? Nada mais é do que uma variante de Play-Doh acrescida de metil-parabeno e propil-parabeno (porque só esses ingredientes estão em inglês, vai entender. O metil do Play-Doh provavelmente é metil-parabeno também). Logo, tem características similares, ou seja, também resseca depois de algum tempo de uso.

Massinhas Educativas em geral – De marcas variadas, todas as que eu vi até agora eram basicamente feitas de amido, água e sal, ou seja, variantes de Play-Doh. Aliás, pode contar com isso: 99,9% das receitas de massa de modelar caseira que você vai encontrar na Internet são variantes de Play-Doh 🙂

No fundo no fundo eu acho que essas massinhas estilo Play-Doh são todas biscuit metido a besta 😛

Moon Dough é feita de silicone (especificamente falando 80% de microesferas de borosilicato de sódio além de óleo de silicone e ácido borônico) e a textura é diferente de massinha de modelar. É como areia fininha molhada e não seca nunca. Não é legal deixar seu filho comer isso nem esfregar no olho (vê lá no link)*. Eu acho muito legal mesmo para crianças um pouquinho mais velhas que já saíram da fase de enfiar tudo que vêem pela frente na boca.

*Parece que tiraram o PDF com a composição do Moon Dough do ar, provavelmente porque devia infringir alguma restrição industrial.

Resumindo:

Existem 2 tipos de massa de modelar no mercado atualmente:

Massas à base de cera (Plastilina) não secam nunca mas são grudentas pacasMassas à base de amido (Play-Doh e variantes) não grudam mas secam

Moon Dough apenas de ter Dough no nome não é massinha, é areia de praia artificial.

E eu vou optar por experimentar a massa que não gruda aqui em casa com a Carmen, provavelmente a variante educativa mais comestível e rezar pra não ficar com massinha cheia de pêlos de gatos (sério, eles entram em tudo) (TU-DO) (TU-DO MES-MO).

Wish me luck =^..^=

This entry was posted in Brincar, Carmen. Bookmark the permalink.

One Response to O Guia da mãe nerd sobre Massas de Modelar

  1. Luísa says:

    Que ótimo esse guia! Conte como foi a experiência depois.

Leave a Reply