Mais uma vez, fraldas ecológicas

A Cris Bispo, mãe da Miriam, deu uma dica de uma fralda mexicana biodegradável, a Biobaby. Fuçando no site, vi que também vende lenços umedecidos biodegradáveis.

O fabricante (cuidado, o site contém musiquinha irritante) diz que a fralda dura de 3 a 6 anos no meio ambiente no lugar dos 500 anos da fralda descartável tradicional.

Tem a vantagem de ser encontrada na Walmart. Tem a desvantagem de não se degradar tão rapidamente quanto os pads da gDiapers. Pelo que deu para entender sem enlouquecer com a musiquinha irritante, partes diferentes da fralda são feitos com materiais biodegradáveis diferentes.

Na mesma linha (fraldas biodegradáveis produzidas com plástico feito com amido de milho) tem também as fraldas da Nature Babycare, produzidas pela sueca Naty.

Parece que existe um bioplástico chamado Mater-Bi criado por uma indústria italiana, a Novamont, que é o mesmo plástico utilizado na maioria das sacolas biodegradáveis no mercado atualmente.

Aliás, os italianos parecem ser bem fãs das fraldas biodegradáveis, já que encontrei mais uma opção aqui no Julicom, tem pinta de ser B2B.

Com as portuguesas, aprendi que existem as fraldas alemãs Moltex (outro site em flash com musiquinha irritante) e também a Bambo Nature.

Me pergunto a quantas anda a indústria de bioplástico no Brasil e porque diabos ainda não temos fraldas biodegradáveis nacionais.

This entry was posted in Fraldas. Bookmark the permalink.

5 Responses to Mais uma vez, fraldas ecológicas

  1. Dianni de Oliveira says:

    Olá,
    ando me fazendo a mesma pergunta desde que descobri que estou grávida (9 semanas)! Minha peregrinação passou pela gDiapers (que uma amiga trará dos EUA de presente para nós no próximo mês) até a única opção menos ruim para o meio ambiente: as fraldas de pano evoluídas (babyslings) e brasileiras! Mas o que mais me impressionou foi a reação das minhas amigas quando toquei no assunto: fui taxada de ECOchata, retrógrada e atrasada para lá!! No entanto, ainda não consigo colocar minha cabeça no travesseiro e dormir tranquila sabendo que meu “conforto e comodidade” de hoje, farão a dor de cabeça com o lixo das próximas gerações…que dilema!

  2. Mariana says:

    Dianni

    Fraldas de pano modernas dá pano pra manga! Eu pesquisei muito, li muito, conversei com muitas pessoas que usam as fraldas de pano, e fui comprando aos poucos, minha filha já estava com 6 meses, quando começamos a utilizar as fraldas de pano! E hoje usamos integralmente! Ainda falta muita informação, e as pessoas ainda estão presas aqueles quadradões brancos presos com alfinetes, que eram quarados, esfregados, deixados de molhos, e ainda passadas, aff, cansei só de falar! Mas até a fralda de pano evoluiu!

    As fraldas de hoje, são muito mais modernas, mais práticas e confortáveis para mamães e bebês! Te falo por experiência própria que utilizar as fraldas de pano é menos difícil, ou diria muito mais fácil do que a gente pensa!

    Gosto muito das fraldas Dipano( http://www.fraldasdipano.com.br ) , elas tem um bolso que mantem o bb sequinho, o absorvente é de microfibra e vai dentro do bolso, ele absorve muito. O tecido do bolso da fralda é de um material super fácil de limpar, não necessita de molho, nem de sabão especial, aliás, elas recomendam usar pouquíssimo sabão e mais nenhum produto químico. Algumas coisas que me fizeram optar por elas foram: São feitas de material próprio para esse fim, não usam plástico como impermeável (diferente das fraldas nacionais), são vendidas aqui no Brasil, nos atendem prontamente, tiram todas as nossas dúvidas, são hiper atenciosas, e o cuidado com o envio, sempre pensando no meio ambiente também foram pontos positivos na minha decisão.

    Usamos e recomendamos!

    Beijos Mari

    • Queridas mães interessadas na sustentabilidade e preocupadas pelos impactos ambientais negativos que gerar hoje as fraldas descartáveis comuns, a partir de janeiro/fevereiro vai ter no Brasil a primeira fralda descartável ecológica. A Wiona é produzida na Alemanha e oferece o mesmo comforto das descartáveis. Além disso ela é hipoalergênica e por ser um produto ecológico não tem este cheiro de perfume arteficial das comuns. Para pais que usam hoje em casa as fraldas de pano ela é complementar, pois pode ser usada durante a noite, nas viagens ou quando o bebê esta com assadura na bunda. Para nosso filho usamos as fraldas da ImseVimse, que foi um trabalho logístico significativo. A Wiona é uma alternativa ótima, pois da muito menos trabalho. Para mais informações entrem no site http://www.wiona.com.br ou na versão português do site alemão http://www.wiona.de

      Saudações,

      Sebastian

      • cristina says:

        Sim, agora temos a Wiona. Porém o preço é muito além das demais fraldas descartáveis. realidade bastante diversa em outros países e, não precisa ir muito longe, não. No Chile, por exemplo, vendem a Biobaby em supermercados, por preços equivalentes as outras fraldas. Parece que no Brasil tudo está muito mais caro que em nossos países vizinhos…

  3. Pingback: Viagem com bebê | blogdamamaesustentavel

Leave a Reply